sábado, 19 de dezembro de 2009

Tronco com recheio de natas

O tronco de Natal é um dos bolos mais tradicionais da mesa de Natal, no entanto os típicos troncos que se compram, nem sempre são muito bons. Após pesquisa nas revistas que tenho, encontrei vários, muito idênticos aos que já conhecemos, mas encontrei um que achei interessante.Não é uma receita muito fácil e rápida, mas quem queiser arriscar, aqui fica a receita...
(Esta receita foi retirada da revista Mulher Moderna na Cozinha - Doces de Natal nº 19)

Tronco com recheio de natas
Ingredientes:
Para o creme:
- 3 folhas de gelatina
- 1 gema
- 2 colheres sopa de açúcar em pó
- 4 colheres sopa de leite
- 4 dl natas
- 25 gr de açúcar em pó
- Água q.b.

Para a massa:
- 8 ovos
- 200 gr de de açúcar
- 180 gr de farinha
- 20 gr de chocolate em pó
- Manteiga e açúcar em pó q.b.

Decoração:
Açúcar em pós e chocolate em tablete q.b.

Preparação:
Para o creme: Demolhe a gelatina em água fria. à parte, bata a gema com o açúcar e o leite frio. Leve ao lume, em banho-maria, mexendo até ficar morno. Junte a gelatina escorrida e mexa até dissolver. Deixe arrefecer. Antes de solidificar, envolva as natas batidas e misturadas com o açúcar em pó. Reserve o creme no frigorífico.
Para a massa: Unte um tabuleiro com manteiga, forre-a com papel vegetal também untado. Ligue o forno a 190º. Bata as claras em meio-castelo. Junte-lhes o açúcar e bata até o creme ficar espesso. Incorpore as gemas e a farinha peneirada com o chocolate. Coloque o preparado num saco de pasteleiro munido de boquilha média lisa e faça várias tiras, lado a lado, até cobrir o tabuleiro. Polvilhe com açúcar em pó e leve ao forno, deixe cozer, durante 20 minutos.
Retire do forno e deixe arrefecer um pouco. Vire-o sobre um pano polvilhado com açúcar em pó, descole o papel vegetal e cubra com o creme que reservou.
Leve ao congelador durante 20 minutos. Enrole a massa, aperte-a com um pano e leve ao congelador, durante duas horas. Introduza o tronco no frigorífico o tempo suficiente para descongelar e manter-se fresco. Polvilhe-o com açúcar em pó.
Decoração: Corte um pedaço à torta e coloque-a de lado, simulando um ramo. Coloque o chocolate derretido dentro de um saco de papel vegetal e decore o tronco (fazendo nervuras como se fosse mesmo uma árvore).
Bom apetite.

Sem comentários:

Com cheirinho a Natal, bolo de amêndoa, laranja e cereja cristalizada!  Ingredientes: - 4 ovos - 240 grs de açúcar (o mesmo peso dos o...