quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Arroz de frango no forno

Olá, este prato foi inventado por mim, esta quinta-feira eram 6h30 da manhã... tal e qual! Hoje tinha um compromisso (ou pelo menos era suposto ter) e então para adiantar o jantar, aproveitei o tempo antes de sair de casa para dar um adiantamento ao jantar de hoje e resultou este frango bem saboroso...

Ingredientes:
- 1 frango
- 1 sopa de cebola
- Vinho branco a gosto
- Sumo de 1 limão e meia laranja ou tangera
- 2 a 3 colheres de sopa de azeite
- 2 colheres de chá de molho inglês
- 1 colher de sopa de molho de tomate
- Sal q.b. (tendo em conta que a sopa já tem sal)
- 1 alho grande picado
- 1 chávena de chá de água

Preparação:
Levam o frango ao lume brando a cozinhar durante algum tempo nesta marinada. É suposto deixar apenas dar uma "entaladela" em alguma peças do frango. Retirem as ditas peças do frango que mais gostarem (pernas, peito) para fora e deixem estufar o restante.
Quando o frango estiver cozido, retirem do molho, dessossem, desfiem e reservem. Reservem também o molho do estufado.
Na mesma panela (de preferência ainda com algum resto de molho que sobrar), piquem meia cebola e adicionem uma colher de azeite. Leve ao lume, quando a cebola já estiver translúcida, adicionem o arroz (eu usei 1 copo e meio), deixem "fritar" o arroz.
Num pirex, disponha as peças do frango, regue-as com duas colheres do molho e leve ao forno a acabar de assar.
Num outro pirex, deite o arroz frito, o frango desfiado e dois copos e meio de água. Leve ao forno a fazer o arroz. Vá mexendo de vez em quando para que o arroz coza todo por igual.
E por fim... Bom apetite!
(Esta receita pode ser usada com galinha, pato ou até mesmo coelho).

Com cheirinho a Natal, bolo de amêndoa, laranja e cereja cristalizada!  Ingredientes: - 4 ovos - 240 grs de açúcar (o mesmo peso dos o...