quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

Valenciana Fingida



E fingida porquê?
Porque ao contrário da receita original, que leva camarões dos grandes, esta levou apenas miolo de camarão. No entanto, como esta receita, tem tantas variações, é tão vasta,  que não faz mal estas diferenças... Passando então aos ingredientes:
- 1 Frango do Campo
- 3 Luas limpas (cortadas em tiras)
- 1 cenoura (em rodelas pequenas)
- Um mão cheia de ervilhas
- Meio chouriço de carne aos cubos
-  Cerca de 50 grs de bacon (cubos)
- 1 cebola picada
- 1 colher de sobremesa de molho inglês
- 1 caldo de carne ou galinha
- 1 colher de sopa de polpa de tomate
- 1 colher de sobremesa de massa de pimentão
- 1 colher de sobremesa de massa de alho
- 2 colheres de sopa de margarina
- 1 colher de sopa de azeite
- 1 cerveja
- 2 copos de arroz
- 4 copos e meio de água ou caldo da carne
- 1 colherzinha de café cheia de açafrão

Preparação do frango:
Lave todo o frango e numa panela coloque as asas, pescoço, miúdos e mais uma ou duas peças com alguma carne para fazer a canja.
Na panela de pressão, coloque o restante frango, com a margarina, o azeite, a cerveja, a massa de alho e pimentão, a polpa de tomate, o caldo de carne e o molho inglês. Leve ao lume não muito alto, cerca de 15 minutos. Retire o vapor e a tampa para ver se ficou bem estufadinho. Do molho, com uma concha retire duas conchas de caldo do frango e coloque num tacho bem fundo. Ligue o lume e salteie as lulas, depois junte os camarões e saltei-os até deixarem de estar transparentes. Junte a cenoura e vá deixando cozinhar. Sempre que precisar de mais caldo adicione o caldo do frango estufado. Junte as ervilhas, o chouriço e o bacon. Deixe apurar mais um pouco. Junte agora o caldo para fazer o arroz(ou se quiser um arroz mais ligeiro a água correspondente à quantidade de arroz que vai utilizar) Eu utilizo sempre um pouquinho mais que a quantidade normal. Se tiver pouco caldo utilize um pouco da canja de galinha. Antes de colocar o arroz, junte o açafrão. Coloque o arroz e deixe cozer até ficar "all dente". Por fim coloque por cima o frango, para ganhar ainda mais o sabor de todos os ingredientes. Sirva de imediato com uma boa salada.

Bom apetite.

Sem comentários:

Com cheirinho a Natal, bolo de amêndoa, laranja e cereja cristalizada!  Ingredientes: - 4 ovos - 240 grs de açúcar (o mesmo peso dos o...